sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Circuitos de Áudio

Nesta matéria apresento uma coletânea de circuitos de áudio para propósitos gerais. Todos os circuitos de áudio são simples de serem montados. O usuário poderá tirar suas dúvidas nos comentários sempre que precisar.










Sirene Simples

Esta sirene de um tom é muito simples de ser construída e requer poucos componentes. A frequência de saída desta sirene é determinada pelo valor dos capacitores C1 e C2. A potência de saída é de 2W quando o circuito é alimentado por uma fonte de 12V e o alto-falante tem uma impedância de 4Ohms. Uma vez que este circuito desenvolve uma potência razoável é necessário equipar o transistor Q4 com um dissipador de calor. Além disso, deve-se aumentar o valor de R5 caso note que este está aquecendo em demasia. 


Volta ao índice



Sirene com dois tons

Esta sirene de dois tons é fácil de montar e requer poucos componentes. A base do funcionamento deste circuito se dá pela modulação da frequência da etapa osciladora. Para ter uma saída de áudio boa é necessário utilizar um amplificador na saída. Os ajustes de frequência e tempo de modulação são feitos ajustando-se os potenciômetros P1 e P2. C1 e C2 determinam as frequências de modulação e tom, respectivamente.


Volta ao índice



Gerador de Ruído Branco

Muitas vezes este circuito gerador de ruído branco pode ser muito útil para testar circuitos de áudio. Geralmente é utilizado para testar circuitos de filtro, pois apresenta um sinal com uma alta densidade espectral. Este pode ser alimentado a partir de uma fonte de 9V e é necessário que a saída seja ligada a um amplificador de áudio. O transistor Q1 pode ser qualquer um NPN.


Volta ao índice



Mixer de três canais

Este circuito tem duas funções: Funciona como mixer de 3 canais e fornece uma pre-amplificação. Este mixer pode ser utilizado para microfones, visto que o ganho máximo atingido é de até 100 vezes. Em todo caso, o ganho pode ser controlado pelo ajusto do potenciômetro P1. O circuito pode ser alimentado por uma fonte de tensão de 9 até 12V. É importante utilizar uma fonte bem estabilizada para que não haja interferência nos sinais sonoros.


Volta ao índice



Gerador de áudio senoidal

Este circuito tem a função de um oscilador de áudio senoidal. Muito simples de ser montado, emprega apenas dois transistores e mais uns poucos componentes. A alimentação pode vir de uma fonte que varia numa faixa que começa em 3V até 12V. A frequência é regulada pelo ajuste do potenciômetro P1. C1 poderá ser alterado para conseguir tons em outras faixas de frequência. É recomendável utilizar transistor BC558 para alimentação de 3V e BD136 para alimentações próximas a 12V.


Volta ao índice



Oscilador de áudio TTL

Este circuito tem a função de gerar áudio com forma de onda quadrada. Muito simples de ser montado, emprega apenas um circuito digital TTL 7400 e mais uns poucos componentes. Você pode seguir a mesma idéia do diagrama abaixo e construir outro oscilador utilizando as outras portas lógicas que sobraram no CHIP. Desta forma você poderá ter dois osciladores de áudio independentes. A alimentação pode vir de uma fonte de 5V, que é o padrão de alimentação para este tipo de circuito. A frequência de saída é determinada pelos componentes R1, R2, C1 e C2.


Volta ao índice



7 comentários:

  1. Respostas
    1. Muito obrigado pela sua visita. Tire suas dúvidas aqui sempre que precisar!

      Excluir
  2. Bom dia!
    Sou o Carlos Eduardo
    Estou começando na eletronica e gostaria de saber como montar esse circuito com seus componentes de uma maneira mais simples. EX.: desenho explicando de como fazer a ligação de cada componente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Montei o gerador de áudio senoidal e funcionou bem. Troquei o capacitor por 1uF . Troquei o transistor non por um Darlington bc517 e ficou forte.

      Excluir
  3. Bom dia!
    Sou o Carlos Eduardo
    Estou começando na eletronica e gostaria de saber como montar esse circuito com seus componentes de uma maneira mais simples. EX.: desenho explicando de como fazer a ligação de cada componente.

    ResponderExcluir
  4. Basta seguir a numeração dos pinos. Vc pode ainda ver o datasheet desse CI.

    ResponderExcluir
  5. Montei o gerador de áudio senoidal e funcionou bem. Troquei o capacitor por 1uF . Troquei o transistor non por um Darlington bc517 e ficou forte.

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.