quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Oscilador LC

Introdução aos Osciladores LC

Os osciladores são utilizados em muitos circuitos eletrônicos e sistemas que proveem com um sinal de "clock" central que controla a operação sequencial de todo um sistema. Osciladores convertem uma entrada DC (a fonte de tensão) em uma saída AC (a forma de onda), a qual poderá ter uma ampla faixa de diferentes formatos de onda e frequências que podem ser tanto complicadas em natureza ou ondas senoides simples dependendo da aplicação. Osciladores também são usados em muitas partes de equipamentos de testes que produzem ondas senoidais, quadradas, dente de serra ou triangular. Osciladores LC são normalmente usados em circuitos rádio-frequência por causa de sua boa característica em relação ao ruído de fase e de fácil implementação.

Um oscilador é basicamente um amplificador com "realimentação positiva", ou uma realimentação regenerativa (em-fase) e um dos muitos problemas em projetos de circuitos eletrônicos é fazer com que amplificador pare de oscilar enquanto deveria estar amplificando. Em outras palavras, um oscilador é um amplificador o qual usa a realimentação positiva que gera uma frequência de saída sem o uso de um sinal de entrada. Este é auto sustentável.

Assim, um oscilador tem um pequeno amplificador realimentador de sinal com um ganho em malha aberta igual ou ligeiramente maior que este para começar e manter a continuidade da oscilação mantendo um ganho médio de malha o qual deve sempre ser unitário. Além dos componentes reativos, um dispositivo amplificador como um OPAMP ou um transistor são necessários. Diferente do amplificador, este circuito não necessita de uma entrada AC externa para fazer com que o oscilador funcione para que se converta a fonte DC em um sinal AC de determinada frequência.

Circuito Básico de um Oscilador Realimentado

Temos:  é a fração de realimentação.

Ganho Sem realimentação


Com realimentação

Osciladores são circuitos que geram uma forma de onda de saída contínua em uma frequência determinada pelos valores dos indutores, capacitores ou resistores que foram um circuito tanque ressonante LC seletivo e uma rede de realimentação. Esta rede de realimentação é uma rede de atenuação a qual tem um ganho menor que 1 antes de partir as oscilações. O oscilador começa a oscilar quando o ganho é maior que um e, depois, retorna para um quando o oscilador estabiliza.