sábado, 18 de junho de 2011

Circuito Pisca-pisca com Duas Lâmpadas

No esquema elétrico do circuito da figura abaixo temos um simples pisca-pisca para lâmpadas de 12 V que pode ser usado inclusive no carro como sinalizador ou de luz alerta. Alguns carros possuem um conjunto limitado de luzes de alerta e este circuito poderia resolver este tipo de problema.

Pode-se utilizar neste sistema conjunto de lâmpadas de 12 V com 2 W de potência (lâmpadas de iluminação interna, por exemplo) ou de menor corrente para um sistema decorativo. Os capacitores C1 e C2 determinam a velocidade das piscadas e podem ser alterados para atingir um valor de tempo desejado.Os transistores devem ser dotados de radiadores de calor. Os resistores são de 1/8 W. Em caso de o leitor utilizar lâmpadas com tensão de  6 V a alimentação do circuito pode ser trocada de 12V para 6V. A fonte utilizada deve ser de pelo menos 500mA.

8 comentários:

  1. eu preciso de um circuito simples para fazer funcionar um pisca tipo seta com interruptor de tres posicoes... na posicao central nao pisca nada, lampadas apagadas; clicando para a direita pisca dois leds e clicando para a esquerda pisca outros dois leds. Seria um circuito para incrementar um brinquedo antigo, um veiculo, que quero instalar leds quadrados que funcionariam como setas de direcao, dianteiras e traseiras. Alguem poderia me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo,

      O circuito da matéria é o mais simples de ser montado. É considerado receita de bolo. Em vez de ponte de terminais você pode considerar o uso de placa padrão (Parecida com a protoboard). Você já tem a chave que quer utilizar?

      Excluir
    2. A chave que diz é o interruptor? Eu vou comprar todas as peças de uma vez assim que encontrar um circuito que atenda... mas é um interruptor simples, 3 posições. Falta o circuito para piscar 3 leds em um posicao... e 3 leds se alterar para a outra.

      Excluir
    3. Sim, o interruptor. A questão aqui eh que a chave deve ter também o barramento para ligar o circuito de pisca-pisca. São dois interruptores em um só. Não eh complicado de encontrar. Outra pergunta, vc vai ligar LEDs ou Lampadas?

      Excluir
    4. Pensei um pouco e acho que vou colocar dois interruptores de pressao. Vai ficar mais facil identificar qual lado apertar para sinalizar. Um para piscar os 3 LEDs do lado esquerdo e outro para piscar os 3 LEDs do lado direito. O circuito só vai funcionar enquanto pressionado o botão correspondente para cada lado, interrompendo a energia casao não pressionado.

      Excluir
  2. Lembrando. quando digo piscar quero dizer que os LEDs vao se comportar como as setas de veiculos, piscando naquela intermitencia caracteristica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi amigo.
      Fiz uma matéria com um exemplo de circuito que vc quer. O circuito é o Pisca Pisca para seta de carro. Se precisar de algo mais continue comentando.

      Obrigado.

      Excluir
  3. Muito obrigado! Depois vou tentar postar um video do trabalho finalizado. Abraços

    ResponderExcluir

Comente aqui sobre esta matéria.